spot_imgspot_img

Governadora em exercício Celina Leão entrega prêmio em homenagem a lideranças femininas

Data:

Cerimônia do Prêmio Engenho Mulher 2025, nesta segunda-feira (12), no Museu de Arte de Brasília, reconheceu três mulheres com impacto na sociedade do Distrito Federal

A governadora em exercício Celina Leão participou, nesta segunda-feira (12), da entrega do Prêmio Engenho Mulher 2025, organizado pela empresa Engenho Comunicação. A cerimônia ocorreu no Museu de Arte de Brasília (MAB).

“Reconhecer é você falar para o restante da sociedade que a gente está no caminho certo”, ressaltou Celina Leão. “São essas mulheres que vão mudar a nossa nação. [Queremos] uma nação onde não se mate mulheres, onde não se violente mulheres, onde não se estupre mulheres. Ainda não é a nação que nós vivemos, ainda vivemos em uma nação com muita falta de direitos e com muitas missões a serem vencidas. São essas mulheres homenageadas que nos ajudarão a contar as histórias das mulheres do Distrito Federal”, acrescentou a governadora em exercício.

Celina Leão: “Queremos uma nação onde não se mate mulheres, onde não se violente mulheres, onde não se estupre mulheres” | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A premiação reconhece lideranças femininas com impacto na sociedade. Neste ano, as homenageadas foram três mulheres negras: a professora da rede pública do Distrito Federal Gina Vieira, criadora do projeto educacional Mulheres Inspiradoras; a líder comunitária Joice Marques, fundadora da Casa Akotirene, em Ceilândia Norte; e a jornalista Rosane Garcia, presidente da Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB). O júri foi formado pelas também jornalistas Basília Rodrigues (CNN Brasil), Carmen Souza (Correio Braziliense), Claudia Meirelles (Metrópoles), Jane Godoy (influencer digital), Neila Medeiros (TV Record), Paola Lima (Agência Senado) e Raiane Sena (TV Globo).

“Ainda temos muitas barreiras para serem vencidas. O Censo aqui no Distrito Federal fala que mais da metade da população é parda ou preta. Por que essas pessoas não estão em posição de destaque, todas elas? Porque nós precisamos ainda enfrentar isso. Um momento como este é um momento de homenagem, mas nós precisamos ter esse entendimento, fazer essa discussão, de realmente trazer esse tema e fazer um país mais igualitário”, reforçou Celina Leão.

As premiadas foram escolhidas por empreender, fazer trabalhos voluntários e procuram transformar a sociedade
“O reconhecimento sempre motiva quem deseja seguir adiante. E essas mulheres que ganham o Prêmio Engenho Mulher são mulheres que, de modo geral, empreendem socialmente, fazem muitos serviços voluntários e procuram trazer um impacto ao meio em que elas estão, àquela parte da sociedade em que elas atuam, e fazer essa transformação. Então, esse reconhecimento é juntar pessoas extraordinárias para aplaudir essas mulheres extraordinárias e, com o reconhecimento, dizer: ‘siga em frente, mude o mundo e inspire outras pessoas’”, emendou a jornalista Kátia Cubel, organizadora da premiação.

Ações

O Distrito Federal tem se destacado no apoio e no acolhimento às mulheres. Hoje, a capital federal conta com dois Centros de Referência da Mulher Brasileira — em São Sebastião e no Recanto das Emas — e com uma Casa da Mulher Brasileira, que oferece alojamento e atendimento 24 horas em Ceilândia.
Além dos espaços, há diversas ações, como o Passe Livre: Transporte por Elas, que isenta temporariamente o pagamento de tarifas no transporte público a mulheres em situação de violência; a recém-lançada campanha Absorva o Bem, de arrecadação e doação de absorventes em locais públicos, para promover a dignidade menstrual; e iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino, a exemplo da articulação Rede Sou + Mulher, do programa Realize, com oficinas e workshops, e da ação Mulher no Campo.

“A nossa pauta trabalha muito no apoio às mulheres. A gente enfrenta a questão da violência, mas a gente também faz a promoção, que é a divulgação das mulheres, mais espaço de poder, mulheres na empregabilidade… Então a gente faz essa ponte também, essa é nossa missão”, destacou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que também participou do evento.

Agência Brasilia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Senado aprova lei para endurecer penas para delitos cometidos em instituições de ensino

Com essa nova legislação, crimes como homicídio, lesão corporal...

Israel lança ‘ataque preventivo’ contra o Irã e declara estado de emergência

Ministro da Defesa, Israel Katz, disse que país espera...

Hugo Motta anuncia que plenário decidirá sobre perda de mandato de Carla Zambelli

Deputada licenciada está na lista de procurados da Interpol,...

Musk lamenta algumas críticas a Trump e diz que foram ‘longe demais’

Nos primeiros meses do mandato, empresário foi assessor da...