Encontro será primeiro diálogo oficial desde o tarifaço, em julho
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, devem se reunir ainda nesta semana, de acordo com a expectativa de integrantes do Itamaraty. A reunião ocorrerá depois que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump conversaram por telefone, na semana passada. Será o primeiro diálogo oficial entre os dois países na tentativa de retirar as tarifas extras impostas a produtos brasileiros, somando taxas de até 50%.
Lula quer que os Estados Unidos suspenda o tarifaço até que as negociações sejam finalizadas. O cancelamento das sanções impostas contra autoridades brasileiras também deve ser solicitada, se tiver ambiente político e abertura durante a conversa. Até então, os diplomatas brasileiros que operam em Washington tentavam costurar um diálogo extraoficial com pessoas “de confiança” na Casa Branca, principalmente por meio de congressistas americanos, tanto do partido Democrata quanto do Republicano.
No fim de setembro, Lula e Trump se encontraram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. O presidente americano tomou a iniciativa de dizer ao chefe de estado brasileiro que eles “precisavam conversar”. Em seguida, Trump disse em seu discurso que ele e o presidente brasileiro tiveram uma “química”.
JP NEWS