Com atendimento descentralizado, hospitais regionais do DF atendem mais de 90 casos de AVC em quatro meses

Data:

Com o programa AVC no Quadrado, lançado em maio pelo GDF, houve aumento de cobertura do serviço de neurologia

Entre junho e setembro, os hospitais regionais de Sobradinho (HRS) e do Gama (HRG) atenderam mais de 90 pacientes em protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou seja, com necessidade de avaliação para tratamento agudo. Antes desse período, os pacientes das Regiões de Saúde Norte e Sul eram encaminhados ao atendimento especializado do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A melhoria na assistência oferecida pelas duas unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) deve-se ao projeto AVC no Quadrado, lançado no fim de maio, com objetivo de otimizar o atendimento, organizar os fluxos de encaminhamento e oferecer tratamento em tempo hábil no primeiro local que o paciente procura. 

Os dados desse período inicial de implementação já apontam aumento da assistência especializada à população do DF. Em Sobradinho, por exemplo, houve inicialmente, em junho, dez acionamentos do protocolo para atendimento de AVC; seguidos por 13, em julho; e, finalmente, 16 em agosto. Já no HRG, em agosto, dos 16 atendimentos, sete resultaram em trombólise endovenosa — tratamento médico que utiliza medicamentos, administrados por via intravenosa, para dissolver coágulos sanguíneos (trombos) que obstruem o fluxo de sangue, evitando sequelas e complicações.

De acordo com a secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, o projeto visa melhorar o atendimento a pacientes com AVC no DF. “Fizemos a descentralização da trombólise endovenosa para o HRS e HRG e introduzimos a trombectomia mecânica no Hospital de Base. O projeto também utiliza telemedicina para conectar hospitais e neurologistas, garantindo atendimento rápido e reduzindo sequelas”.

Ferramenta de telemedicina conecta hospitais da rede pública a neurologistas especializados 24 horas por dia. Tecnologia permite diagnóstico e orientação terapêutica em tempo real | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A intervenção medicamentosa para o tratamento agudo — disponível em ambas as unidades, bem como no HBDF —, tornou-se possível devido à integração, por meio da ferramenta Join, que conecta hospitais da rede a neurologistas especializados 24 horas por dia, que ficam de plantão no próprio HBDF. A tecnologia permite diagnóstico e orientação terapêutica em tempo real, como também análise de imagem.

Corrida contra o tempo

Para a Referência Técnica Distrital (RTD) em Neurologia, Letícia Rebello, quanto maior o tempo decorrido após um AVC, pior é o prognóstico do paciente, ou seja, maior chance de sequelas. “Assim como o infarto, o AVC é uma doença tempo-dependente. A cada minuto, depois do início dos sintomas, são quase dois milhões de neurônios perdidos”, detalha.

Entre junho e setembro, os hospitais regionais de Sobradinho (HRS) e do Gama (HRG) atenderam mais de 90 pacientes em protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou seja, com necessidade de avaliação para tratamento agudo

A assistência, nesses casos, é encarada como uma “corrida contra o relógio”. “A gente tem sempre que buscar maneiras para reduzir ao máximo possível o tempo de início do tratamento”, justifica Rebello, que também é coordenadora do projeto.

AVC no Quadrado

A perspectiva do projeto é prosseguir com melhoria do desempenho na cobertura assistencial desse tipo de ocorrência. Além da descentralização do cuidado em saúde, o êxito deve-se a reorganização dos fluxos de atendimento, em especial, pelo apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); e à capacitação das equipes multiprofissionais associadas.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Safra 2025 alcançará 341,9 milhões de toneladas e será 16,8% maior do que a de 2024, diz IBGE

Conforme o instituto, o país deve colher neste ano...

Reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira deve ocorrer ainda nesta semana

Encontro será primeiro diálogo oficial desde o tarifaço, em...

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

Medidas elevam limites e permitem uso do FGTS em...

Previsão indica possibilidade de chuva durante a semana e alerta para ventos fortes no Distrito Federal

Baixa umidade pode voltar ao longo da semana; população...