Entenda os impactos econômicos do aumento da tarifa de 50% impostas por Trump ao Brasil

Data:

O setor exportador deverá ser penalizado, com perda da atividade econômica, principalmente aquele ligado à petroquímica, agronegócio, aeronaves e aço; hoje, as exportações para os EUA representam 2% do PIB

O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou as tarifas protecionistas contra o Brasil para 50%. A nova alíquota vale para o dia 1º de agosto de 2025. Se concretizado, o setor exportador deverá ser penalizado, com perda da atividade econômica, principalmente aquele ligado à petroquímica, agronegócio, fabricação de aeronaves e aço. Hoje, as exportações para os EUA representam cerca de 2% do PIB. Como o setor exportador venderá menos para os EUA, poderá ocorrer uma alta do dólar – já em curso -, decorrente da menor oferta da moeda americana no país. A elevação do dólar traz impactos inflacionários.

Se o Brasil reagir com tarifas recíprocas, a inflação deverá se elevar ainda mais, por conta do encarecimento das importações, levando a aumento de custos ao longo da cadeia produtiva, que poderão ser repassados ao consumidor final. Diante desses impactos prejudiciais à população brasileira, é fundamental que o governo vá para a mesa de negociação a fim de não escalar a situação.

JP NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Receita Federal cruza dados do Pix para cercar contribuinte no IR

Ofensiva tributária foi prevista por Nikolas Ferreira em janeiro...

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ele passou por bateria de exames para verificar suspeita...

Trump cogita ataque terrestre na Venezuela e autoriza ações secretas da CIA contra regime de Maduro

Autorização amplia ofensiva de Washington contra o regime chavista...