Entenda a lei Magnitsky e seus efeitos

Data:

Na prática, o ministro do STF fica impossibilitando de ter relação com qualquer empresa americana, desde assinar a Netflix até utilizar um cartão de crédito de bandeira americano

O governo Trump aplicou a lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. De acordo com o governo dos EUA, o ministro estaria violando direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, para cidadãos norte-americanos. Na prática, o ministro fica impossibilitando de ter relação com qualquer empresa americana, desde assinar a Netflix até utilizar um cartão de crédito de bandeira americana.

A extensão da lei poderá ser maior, na medida em que empresas de outros países ficarão com receio de ter relação com o ministro e tomar indiretamente penalidades. Sem dúvida, a punição restringe e dificulta muito a vida do ministro. Resta saber como o STF vai reagir. Se ignorarem a aplicação da lei em território brasileiro, obrigando, por exemplo, bancos a concederem cartões de crédito de bandeira Master ou Visa a Moraes, o impasse poderá ficar ainda maior.

Isso porque os bancos poderão sofrer multas bilionárias das autoridades americanas. Inclusive já ocorreram precedentes em outros países, como no caso BNP Paribas. De qualquer modo, a punição americana poderá ser um freio para alguns excessos que o Poder Judiciário cometeu ultimamente.

JPNEWS / MUNDO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Safra 2025 alcançará 341,9 milhões de toneladas e será 16,8% maior do que a de 2024, diz IBGE

Conforme o instituto, o país deve colher neste ano...

Reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira deve ocorrer ainda nesta semana

Encontro será primeiro diálogo oficial desde o tarifaço, em...

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

Medidas elevam limites e permitem uso do FGTS em...