Publicado edital para locação de mais de 400 ventiladores pulmonares

Data:

Equipamentos são utilizados na casa do paciente, em tratamento de apneia do sono e doenças neuromusculares

A Secretaria de Saúde (SES-DF) publicou, nesta quinta-feira (10), o edital do pregão eletrônico para locação de ventiladores pulmonares, Cpap e Bipap. Os equipamentos de uso domiciliar são fundamentais no tratamento de pacientes com síndrome de apneia obstrutiva do sono ou doenças neuromusculares, como atrofia muscular espinal, esclerose múltipla, entre outras.

Com investimento de mais de R$ 3 milhões, o edital é destinado ao aluguel de 230 unidades de Cpaps – aparelhos que fornecem um fluxo contínuo de ar ao paciente tanto na inspiração quanto na expiração; e de 237 Bipaps – equipamentos com dois níveis de pressão, um para a fase inspiratória e outro para a expiratória.

A contratação visa fornecer os equipamentos de forma ininterrupta para garantir continuidade nos tratamentos | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Com o contrato, estabelecemos um fornecimento contínuo, dando que dá segurança aos pacientes e aos profissionais assistenciais. O tratamento não é interrompido”, afirma o pneumologista e referência técnica distrital (RTD) na área, Rafael Melo de Deus.

O Sistema de Registro de Preços (SRP) foi o escolhido para o processo de contratação. O objetivo é fornecer os equipamentos, considerados de alta complexidade, de forma contínua e ininterrupta. O prazo de vigência da locação é de 12 meses, contados a partir da assinatura do contrato, prorrogável por até 120 meses.

“Nossa expectativa é zerar a lista de espera e disponibilizar os aparelhos em poucos dias após a indicação médica. Isso representa mais qualidade de vida para quem convive com apneia do sono e doenças neuromusculares, reduzindo internações evitáveis na rede”, avalia o RTD.

Serviço

No âmbito da SES-DF, os pacientes que se enquadram nos perfis são atendidos no Ambulatório do Sono, localizado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Centro de Referência para Doenças Neuromusculares, no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

O médico assistente é o responsável pela indicação adequada de qual ventilador será necessário. Após essa recomendação, o paciente realiza um cadastro junto ao Núcleo do Atendimento Ambulatorial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (Naopme) e aguarda a entrega do equipamento e da interface apropriada em casa. No recebimento, o usuário assina um Termo de Responsabilidade.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Safra 2025 alcançará 341,9 milhões de toneladas e será 16,8% maior do que a de 2024, diz IBGE

Conforme o instituto, o país deve colher neste ano...

Reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira deve ocorrer ainda nesta semana

Encontro será primeiro diálogo oficial desde o tarifaço, em...

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

Medidas elevam limites e permitem uso do FGTS em...