Em eleição histórica, jovens do DF definem Conselho de Juventude

Data:

Jovens entre 16 e 29 anos de idade escolheram os seus representantes no Conselho de Juventude do DF (Conjuve), nesse domingo (29), nas sessões eleitorais formadas nas dependências da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), coordenadora da eleição e presidente do Conselho.

Foram seis vagas disputadas por 19 candidatos que contou com um colégio eleitoral com 2.044 jovens inscritos. Foram 480 votos válidos, 01 voto branco e 02 votos nulos. A votação contou com o comparecimento de 23% do eleitorado inscrito.

A movimentação começou logo cedo e estendeu-se durante todo o dia, até o desfecho da eleição, pontualmente, às 17h, conforme proposto em edital. Os candidatos acompanharam a apuração na recepção da Secretaria e às 19h foi divulgada a lista com os mais votados:

Avaliação do Secretário da Família e Juventude , Rodrigo Delmasso : 

Com presença de Delmasso e Damares, evento na rodoviária alerta sobre prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente – Blog do AmarildoNa análise do titular da pasta, Rodrigo Delmasso, a eleição foi um marco histórico na democracia jovem. “A juventude deu o seu recado e demonstrou que quer participar, que é organizada e ativa. Pela primeira vez no DF, os jovens terão um conselho eleito diretamente por eles, onde poderão acompanhar as ações e cobrar de seus representantes as iniciativas que desejam ver, isso a longo prazo pode impactar na formulação de políticas públicas importantes”, destacou.

Bruna Santiago, de 24 anos, saiu da sua casa no Paranoá, logo pela manhã, para votar. Para ela, o Conjuve representa uma esperança de novas oportunidades para os jovens do DF. “O conselheiro pode ser uma ponte para abrir portas na área da educação, no trabalho, porque muitas vezes, o jovem tem dificuldade de ser contratado por não ter experiência profissional e o Conjuve pode abrir novos caminhos para a juventude”, afirmou.

*A importância do Conjuve-DF*

O Conselho de Juventude do Distrito Federal – Conjuve-DF foi instituído pela Lei N° 7.529/2024, é um órgão colegiado, com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude no Distrito Federal, vinculado à Secretaria da Família e Juventude do DF.

*Etapas restantes*
Divulgação oficial dos Resultados: Até o dia 4 de julho de 2025;
Posse dos Eleitos: 12 de agosto de 2025.

Assessoria de Comunicação Social 

Secretaria de Estado da Familia e Juventude do Distrito Federal 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Safra 2025 alcançará 341,9 milhões de toneladas e será 16,8% maior do que a de 2024, diz IBGE

Conforme o instituto, o país deve colher neste ano...

Reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira deve ocorrer ainda nesta semana

Encontro será primeiro diálogo oficial desde o tarifaço, em...

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

Medidas elevam limites e permitem uso do FGTS em...