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Comunidade de Santa Luzia, na Estrutural, recebe serviços do GDF Mais Perto do Cidadão

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Com a presença da vice-governadora Celina Leão, nesta sexta-feira (6), programa esteve pela primeira vez na região, com importantes benefícios para a população local, com destaque para o curso voltado a gestantes

Nesta sexta-feira (6), a comunidade de Santa Luzia, na Estrutural, recebeu pela primeira vez o programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Entre os serviços oferecidos, gestantes e mães de recém-nascidos participaram da 13ª edição do curso Nasce uma Estrela, que abordou temas como amamentação, cuidados com o bebê, alívio de cólicas e recuperação pós-parto. A iniciativa já alcançou mais de 1,2 mil mulheres de diversas regiões do Distrito Federal e, nesta edição, beneficiou cerca de 100 participantes.

A iniciativa já alcançou mais de 1,2 mil mulheres de diversas regiões do Distrito Federal | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do curso oferecido voltado para gestantes, que auxilia principalmente as mães de primeira viagem com orientações sobre cuidados básicos com o bebê e o acompanhamento correto do pré-natal. “É uma forma de garantir apoio e proteção às futuras crianças desde o início da vida. Um programa realmente essencial”, afirmou.

Celina Leão destacou a importância de levar o programa à comunidade de Santa Luzia e afirmou que a ação representa uma conquista para os moradores da região. Segundo ela, a principal relevância da iniciativa é oferecer serviços públicos próximos das residências, o que facilita o acesso da população. A vice-governadora afirmou ainda que o programa demonstra cuidado, atenção e compromisso do governo com as necessidades locais, além de abrir espaço para ouvir as demandas da comunidade e garantir um atendimento de qualidade.

Outras edições já aconteceram na Praça Central da Estrutural, mas a escolha por Santa Luzia atendeu a uma demanda específica da população local. “Essa é uma das áreas mais carentes da região. Muitas famílias enfrentam dificuldades para se deslocar, especialmente por causa das crianças, da rotina escolar e das tarefas domésticas. Por isso, pedimos que o evento fosse realizado aqui”, afirmou o administrador regional Alceu de Mattos. O atendimento ocorre na sexta-feira e segue no sábado até o meio-dia.

Outras edições já aconteceram na Praça Central da Estrutural, mas a escolha por Santa Luzia atendeu a uma demanda específica da população local

A 53ª edição do programa reuniu serviços essenciais, atendimentos de saúde, atividades sociais, oficinas e opções de lazer para toda a família, ampliando o acesso à cidadania. Durante os dois dias, a população terá acesso a atendimentos do Na Hora, da Polícia Civil e de diversos órgãos do GDF. Também serão oferecidos vacinação de pets, espaço infantil, serviços de beleza e orientação jurídica, com destaque para o projeto Direito Delas, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher.

Atendimentos

Morador da região desde os primeiros anos da Estrutural, o reservista Aurélio Fonseca, 53, relatou que buscou atendimento jurídico no GDF Mais Perto do Cidadão e aproveitou também para realizar exames de saúde. Segundo ele, a assistência jurídica prestada pela Defensoria Pública foi essencial para resolver um problema criminal que enfrentava há mais de um ano. “Foi maravilhoso. Eu tentava resolver esse processo há mais de um ano e, graças a Deus, hoje consegui. A Defensoria analisou o caso, mexeu no sistema e agora está tudo tranquilo.”

A dona de casa Maria da Silva, 50, contou que aproveitou os serviços de saúde, como a vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial e teste de glicemia

O morador destacou a importância de iniciativas como essa para quem vive em áreas com acesso mais limitado aos serviços públicos. “É difícil ter essas oportunidades aqui. Quando aparece, a gente tem mesmo é que aproveitar.” Ele elogiou a organização do evento e a qualidade do atendimento. “Foi tudo muito rápido e o pessoal foi bastante atencioso, prestativo”, afirmou.

A dona de casa Maria da Silva, 50, contou que aproveitou os serviços de saúde, como a vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. “Tirei pressão, furei o dedo, foi tudo ótimo”, disse. Residente na região, ela destacou a importância de ações como essa para os moradores, pois a proximidade dos serviços com a residência facilita o acesso e deveria ser algo mais frequente. “Moro bem perto do prédio. Podiam usar mais vezes esse espaço para ações assim. Muito bom mesmo”, concluiu.

Um dos serviços mais procurados pela população local é o Cartão Prato Cheio. A partir de setembro deste ano, o valor pago passará de R$ 250 para R$ 280. O morador Francisco Lima, 38, aguardava atendimento para aderir ao programa e destacou a importância da ação na comunidade. “Aqui é uma local com pouco acesso, e esse atendimento ajuda muito. Tem serviço para mulher, para criança, para adulto, então é bom para todo mundo.”

Agência Brasilia

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