spot_imgspot_img

China eleva neste sábado tarifas sobre EUA para 125% e receio de guerra comercial aumenta

Data:

Pequim retalia Donald Trump, que se diz otimista com o acordo, além de destacar sua boa relação com o presidente chinês, Xi Jinping

Em nova etapa da guerra comercial, tarifa de 125% imposta pela China sobre produtos americanos inicia neste sábado (12). Retaliação foi uma resposta direta às tarifas de 145% aplicadas pelo governo de Donald Trump. A decisão chinesa que têm gerado tensões significativas na economia global. O Ministério das Relações Exteriores da China declarou que, para que um diálogo efetivo ocorra, os Estados Unidos devem cessar suas atitudes imprevisíveis e destrutivas. A China, conforme a chancelaria, não se curvará à pressão americana, defendendo a justiça e a equidade na ordem global.

O professor de relações internacionais Carlos Gustavo Poggio observa que a disputa vai além de questões comerciais, refletindo uma luta pela hegemonia global. Ele destaca a importância das alianças estratégicas dos Estados Unidos, construídas ao longo de décadas, e alerta para os riscos de um isolamento americano. Poggio também aponta para uma transformação estrutural no cenário internacional, com um aumento do protecionismo e uma diminuição das democracias. Esta mudança pode ter implicações de longo prazo para a ordem global, afetando não apenas as economias envolvidas, mas também o equilíbrio de poder mundial.

Apesar das tensões, o mercado financeiro mostrou sinais de alívio, com o dólar em queda e o Ibovespa em alta. Diogo da Luz, analista econômico, argumenta que barreiras comerciais resultam em menos produtos e preços mais altos, defendendo a abertura e a interação como caminhos para o crescimento econômico. Ele sugere que, em vez de se envolver em disputas tarifárias, as nações deveriam buscar formas de cooperação que beneficiem todas as partes envolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Professor de artes da rede pública do DF é selecionado para expor obras em Paris

Com apoio da Secretaria de Cultura, educador do CEF...

Em publicação no X, Zelensky diz que bombardeios russos chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo

Presidente ucraniano também afirmou que, se a Rússia não...

Troca da Bandeira atrai brasilienses e turistas em celebração aos 65 anos de Brasília

Solenidade de substituição da Bandeira Nacional faz parte do...

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

É o primeiro atleta não asiático ou europeu a...