EUA afirmam que tarifas de 25% sobre aço e alumínio entrarão em vigor na quarta ‘sem exceções ou isenções’

Data:

Casa Branca confirma a taxação mesmo com o presidente dos EUA, Donald Trump, recuando em sua ameaça de impor tarifas de 50% sobre os metais canadenses; o Brasil é um dos países que deverá ser atingido

Casa Branca declarou, que as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio entrarão em vigor a partir de meia-noite desta quarta-feira (12) no Canadá e em outros países, mesmo com o presidente dos EUA, Donald Trump, recuando em sua ameaça de impor tarifas de 50% sobre os metais canadenses esta tarde. O Brasil é um dos países que deverá ser atingido com a medida. “De acordo com suas ordens executivas anteriores, uma tarifa de 25% sobre o aço e o alumínio, sem exceções ou isenções, entrará em vigor para o Canadá e todos os nossos outros parceiros comerciais à meia-noite de 12 de março”, disse o porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, em um comunicado, nesta terça-feira (11).

A nova medida pode impactar negativamente o setor siderúrgico brasileiro, que já enfrenta desafios. Os Estados Unidos são o principal mercado para o aço semifaturado brasileiro. Em 2023, as exportações brasileiras para os EUA totalizaram US$ 2,8 bilhões em aço semifaturado e US$ 900 milhões em alumínio.

Os Estados Unidos, por sua vez, produzem anualmente cerca de 90 milhões de toneladas de aço, mas seu consumo interno varia entre 90 e 200 milhões de toneladas. Essa discrepância indica que o país pode enfrentar dificuldades para suprir sua demanda apenas com a produção interna. No que diz respeito ao alumínio, a produção americana é de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas por ano, o que evidencia a dependência do país em relação às importações.

JP NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Professor de artes da rede pública do DF é selecionado para expor obras em Paris

Com apoio da Secretaria de Cultura, educador do CEF...

Em publicação no X, Zelensky diz que bombardeios russos chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo

Presidente ucraniano também afirmou que, se a Rússia não...

Troca da Bandeira atrai brasilienses e turistas em celebração aos 65 anos de Brasília

Solenidade de substituição da Bandeira Nacional faz parte do...

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

É o primeiro atleta não asiático ou europeu a...
Sair da versão mobile