Zelensky diz que documento com garantias de segurança dos EUA está pronto para assinatura

Data:

O governante acrescentou que, em seguida, o documento será enviado para ratificação ao Congresso americano e à Rada, o Parlamento ucraniano

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo em Vilnius que o documento sobre as garantias de segurança dos Estados Unidos está 100% pronto para ser assinado, ao mesmo tempo em que destacou a importância das garantias europeias e do acesso de seu país à União Europeia (UE), para o qual estabeleceu 2027 como meta.

“Para nós, a garantia de segurança é, antes de tudo, uma garantia bilateral de segurança dos Estados Unidos. O documento está 100% pronto. Estamos aguardando que nossos parceiros estejam prontos, assim como a data e o local para a assinatura”, disse Zelensky em entrevista coletiva conjunta com seus homólogos da Lituânia, Gitanas Nauseda, e da Polônia, Karol Nawrocki.

O governante acrescentou que, em seguida, o documento será enviado para ratificação ao Congresso americano e à Rada, o Parlamento ucraniano.

“As segundas garantias para a Ucrânia são as garantias de segurança europeias, a ‘Coalizão de Voluntários’ e, o mais importante, a adesão à União Europeia. Trata-se de garantias de segurança econômica para a Ucrânia”, ressaltou.

Zelensky expressou sua convicção de que a Ucrânia estará preparada em termos de abertura de todos os capítulos de negociação no primeiro semestre de 2026 e que, em 2027, estará completamente pronta para a adesão ao bloco europeu “em nível técnico”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Tarcísio em ato em memória do Holocausto: ‘Não podemos permitir que o Brasil se perca no ódio’

Durante o discurso, o governador retomou o questionamento da...

Hospital de Base recebe 24 novas camas elétricas

Edital prevê a compra de camas elétricas hospitalares, colchão...

Curso de prevenção à violência doméstica voltado para a iniciativa privada oferece mil vagas

Formação gratuita capacita profissionais do setor de serviços para...

Pesquisa aponta que brasileiros têm pouco conhecimento do Holocausto

Termo pode ser conhecido, mas os detalhes não, diz...
Sair da versão mobile