Cartão agiliza atendimento para pacientes em quimioterapia na rede pública de saúde

Data:

Iniciativa do programa ‘O câncer não espera. O GDF também não’ garante prioridade em casos de urgência e emergência oncológicas na rede pública de saúde

A rotina de quem enfrenta o câncer é cheia de desafios, especialmente para quem está em quimioterapia. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), iniciou nesta semana a entrega do Cartão Prioridade, que assegura um atendimento mais rápido em casos de urgência e emergência oncológicas para pacientes em tratamento, desde que não haja outro em situação de risco iminente de morte. A iniciativa integra o programa “O câncer não espera. O GDF também não”, lançado neste mês para ampliar e agilizar o acesso ao tratamento oncológico em todo o Distrito Federal.

O Cartão Prioridade assegura um atendimento mais rápido em casos de urgência e emergência oncológicas para pacientes em quimioterapia, desde que não haja outro em situação de risco iminente de morte | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“O cartão é uma ferramenta essencial para proteger os pacientes em quimioterapia, que estão mais vulneráveis após as sessões. Ele permite que, ao chegar em uma emergência, o paciente seja rapidamente identificado e receba atendimento adequado, sem ficar exposto por longos períodos na recepção”, afirma o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.

Distribuído de forma gradativa, o cartão será entregue a todos os pacientes em quimioterapia da rede pública do DF. Ele terá validade de até 28 dias após o término do último ciclo do tratamento, período ainda considerado de risco e complicações. O documento conta ainda com um QR Code que dá acesso à cartilha do programa e orientações sobre sinais de alerta dos tipos de câncer mais comuns.

Como funciona

“Agora vou poder ser atendida mais rapidamente e com mais segurança”, diz Rosa Maria Rodrigues

Uma das beneficiadas é Rosa Maria Rodrigues, 51, que trata um câncer de colo do útero no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Em meio às sessões de quimioterapia e radioterapia, ela comemorou a novidade. “Esse cartão vai ajudar muito. A gente sai debilitada do tratamento, com a imunidade baixa e não pode ficar esperando. Agora vou poder ser atendida mais rapidamente e com mais segurança”, diz.

Distribuído de forma gradativa, o cartão será entregue a todos os pacientes em quimioterapia da rede pública do DF. Ele terá validade de até 28 dias após o término do último ciclo do tratamento, período ainda considerado de risco e complicações

Supervisor da Unidade de Assistência Oncológica do HRT, Vinicius dos Santos, reforça a importância da medida para o dia a dia das emergências. “Temos um grande volume de pacientes oncológicos e agora conseguimos padronizar o atendimento desde a triagem. Com o cartão em mãos, o paciente será atendido com mais agilidade e segurança. Nossas equipes já estão orientadas para identificar e distribuir os cartões de acordo com os critérios”, explica.

O fluxo de atendimento segue o Manual de Classificação de Risco da SES-DF, com um acréscimo que inclui pacientes oncológicos como prioridade. A médica e assessora da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES-DF, Maria Tereza Carnaúba, explica que a nova diretriz considera sinais que, em pacientes oncológicos, exigem atenção imediata.

“Incluímos critérios específicos para situações como febre, por exemplo, que em pacientes com câncer pode indicar uma emergência grave. A ideia é que esses pacientes não precisem esperar, recebam medicação e cuidados imediatamente, evitando complicações sérias”, afirma.

Sobre programa

O “O câncer não espera. O GDF também não” inclui forças-tarefas, credenciamento de rede complementar, criação de linha de cuidado e mais de 1,3 mil novos tratamentos oncológicos em todo o DF. O programa envolve atendimento ágil, acompanhamento contínuo, estrutura ampliada e cobertura em todas as regiões do DF.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Você tem um débito em Dívida Ativa? Regularize por meio do Portal PGConcilia

Nova funcionalidade de transação contempla devedores em recuperação judicial,...

Dólar sobe para R$ 5,59 com oficialização de tarifaço de Trump

Bolsa ganha 0,95% após EUA deixarem 700 produtos fora...

Entenda a lei Magnitsky e seus efeitos

Na prática, o ministro do STF fica impossibilitando de...

Nota Legal: Procura-se um ganhador de R$ 200 mil

Outros dois premiados também ainda não indicaram dados bancários...
Sair da versão mobile