Conta de luz ficará mais cara com bandeira tarifária vermelha patamar 2 em agosto

Data:

Decisão foi motivada pela escassez de chuvas, que impactou negativamente a geração de energia hidrelétrica

A partir de agosto, os consumidores brasileiros enfrentarão um aumento na conta de luz, com a bandeira tarifária vermelha patamar 2 sendo acionada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que haverá um custo adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa decisão foi motivada pela escassez de chuvas, que impactou negativamente a geração de energia hidrelétrica, elevando os custos de produção.

“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, disse a Aneel.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária estava na cor verde, indicando que não havia acréscimos nas tarifas. No entanto, a diminuição das chuvas levou à necessidade de reavaliação, resultando na mudança para a bandeira vermelha.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, alertou a agência reguladora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Receita Federal cruza dados do Pix para cercar contribuinte no IR

Ofensiva tributária foi prevista por Nikolas Ferreira em janeiro...

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ele passou por bateria de exames para verificar suspeita...

Trump cogita ataque terrestre na Venezuela e autoriza ações secretas da CIA contra regime de Maduro

Autorização amplia ofensiva de Washington contra o regime chavista...
Sair da versão mobile