Desmatamento mundial bate recorde em 2024, informa relatório

Data:

De acordo com dados da Global Forest Watch (GFW), incêndios florestais são a principal causa de destruição, superando a agropecuária; Brasil lidera o ranking de devastação em termos de extensão

Em 2024, o mundo enfrentou uma alarmante perda de cobertura florestal, com o Brasil se destacando como o país que mais contribuiu para essa devastação, respondendo por 42% da perda global de florestas tropicais primárias. Os dados foram divulgados pela Global Forest Watch (GFW). Este ano, os incêndios florestais se tornaram a principal causa de destruição, superando a agropecuária, e representaram quase 50% da perda total.

No Brasil, a situação é ainda mais preocupante, pois 66% da perda de cobertura florestal foi atribuída a incêndios, um aumento considerável em comparação ao ano anterior. A área total de florestas primárias destruídas alcançou 2,8 milhões de hectares, dos quais 1,8 milhão foram perdidos devido a incêndios. Globalmente, a destruição de florestas primárias tropicais quase dobrou em relação a 2023, totalizando 6,7 milhões de hectares.

Os incêndios florestais não apenas devastaram a vegetação, mas também emitiram 4,1 gigatoneladas de gases de efeito estufa, o que comprometeu a qualidade do ar e colocou em risco a vida de milhões de pessoas. A situação é crítica, pois as emissões resultantes desses incêndios têm um impacto direto no aquecimento global e nas mudanças climáticas.

Na Bolívia, a devastação da floresta primária aumentou em 200%, com mais da metade dessa perda sendo atribuída a incêndios. Na África, países como a República Democrática do Congo e a República do Congo também enfrentaram recordes de destruição de suas florestas primárias. Em contrapartida, a Indonésia e a Malásia conseguiram implementar medidas eficazes que resultaram na redução da perda de suas florestas.

JP NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Safra 2025 alcançará 341,9 milhões de toneladas e será 16,8% maior do que a de 2024, diz IBGE

Conforme o instituto, o país deve colher neste ano...

Reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira deve ocorrer ainda nesta semana

Encontro será primeiro diálogo oficial desde o tarifaço, em...

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

Medidas elevam limites e permitem uso do FGTS em...
Sair da versão mobile