Publicado edital para eleições do Conselho de Juventude do DF

Data:

Jovens de 18 a 29 anos de idade podem se candidatar entre 1° e 28 de fevereiro; quem também deseja votar precisa inscrever-se no colégio eleitoral do dia 20 deste mês a 28 de maio

Chegou a vez de os jovens escolherem os seus representantes no Conselho de Juventude do Distrito Federal, o Conjuve- DF.  No Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (8), a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) publicou o edital das eleições com o regulamento e o cronograma das etapas do processo eleitoral.

Conselho estimula a participação de jovens na elaboração de políticas públicas para o segmento | Foto: Divulgação/SEFJ-DF

Entre 1° e 28 de fevereiro, jovens entre 18 e 29 anos de idade poderão candidatar-se a uma das seis vagas no site da secretaria, das 8h às 18h. O edital estabelece a reserva de três vagas para mulheres e três vagas para homens, fixando 20% das vagas para pessoas autodeclaradas negros. O mandato dos conselheiros eleitos tem a duração de dois anos, sendo permitida uma única recondução.

Quem também deseja votar precisa inscrever-se no colégio eleitoral do dia 20 deste mês a 28 de maio, no site da SEFJ-DF, e atender a todos os requisitos no envio da documentação:  cópia do documento de identificação com foto e comprovante de residência no próprio nome, em nome dos pais ou do responsável.

“Com a eleição do Conjuve-DF, daremos mais voz e visibilidade aos anseios dos jovens, e o resultado será uma juventude mais conectada aos seus direitos e deveres para um DF com mais oportunidade e qualidade de vida a essa população”

Rodrigo Delmasso, secretário de Família e Juventude

Os jovens que desejarem compor o colégio eleitoral devem, ainda, ser residentes e domiciliados no Distrito Federal. Uma comissão eleitoral composta por servidores da secretaria vai acompanhar todas as etapas, atuando na checagem do envio das documentações e cumprimento do regulamento.

Participação

“Com a eleição do Conjuve-DF, daremos mais voz e visibilidade aos anseios dos jovens, e o resultado será uma juventude mais conectada aos seus direitos e deveres para um DF com mais oportunidade e qualidade de vida a essa população”, afirma o titular da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso.

O Conselho de Juventude do Distrito Federal foi instituído pela lei n° 7.529/2024, sendo um órgão colegiado, com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude no Distrito Federal. É um espaço que estimula a participação e interlocução da juventude com o poder público.

Confira o edital.

Calendário

→ Prazo para interposição de recursos acerca do edital: 9 a 11 deste mês
→ Período de inscrição dos interessados em votar: 13 deste mês a 28 de maio
→ Divulgação da relação final dos eleitores inscritos no DODF: 5 de junho
→ Período de inscrição dos candidatos: 1º a 28 de fevereiro
→ Divulgação da relação provisória dos candidatos habilitados: 3 de março
→ Prazo para a interposição de recursos contra a inabilitação dos candidatos: 4 e 5 de março
→ Divulgação da relação final dos candidatos habilitados: 10 de março
→ Data da eleição: 28 de junho
→ Divulgação dos resultados: até 4 de julho
→ Posse dos eleitos: 12 de agosto.

Com informações da SEFJ-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Receita Federal cruza dados do Pix para cercar contribuinte no IR

Ofensiva tributária foi prevista por Nikolas Ferreira em janeiro...

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ele passou por bateria de exames para verificar suspeita...

Trump cogita ataque terrestre na Venezuela e autoriza ações secretas da CIA contra regime de Maduro

Autorização amplia ofensiva de Washington contra o regime chavista...
Sair da versão mobile