Talibã diz que cercou a única província ainda não dominada e retomou 3 distritos de milícias

Data:

O Talibã anunciou nesta segunda-feira (23) que cercou o Vale de Panjshir, a única das 34 províncias do Afeganistão que ainda resiste à tomada de poder, além de ter retomado o controle de três distritos na província de Baghlan.

Mas o grupo extremista diz que deseja negociar em vez de combater a resistência que tem se formado no vale íngreme, montanhoso e de difícil acesso que nem os soviéticos na década de 80 nem os talibãs na década de 90 conseguiram conquistar.

A capital de Panjshir é Bazarak, que fica a apenas 120 km a nordeste da capital afegã (a cerca de duas horas de carro a nordeste da capital Cabul).

Os distritos retomados são os de Bano, Deh Saleh e Pul e-Hesar, na província de Baghlan, que faz divisa com o Panjshir.

Eles haviam sido tomados por milícias locais na semana passada, em um dos primeiros sinais de resistência armada ao Talibã, que voltou ao poder após 20 anos.

É no Panjshir que estão dois líderes que se levantaram contra o Talibã: Ahmad Massoud, filho de 32 anos do lendário comandante Massoud, e Amrullah Saleh, primeiro vice-presidente afegão que diz ser o ”legítimo presidente interino” do país.

Saleh, que era um dos assessores mais próximos do pai de Massoud, afirmou na terça-feira (17) que ”em hipótese alguma se curvaria” ao ”terroristas do Talibã”  e fez um apelo aos afegãos: “Juntem-se à resistência”.

Massoud tem usado a imprensa ocidental para pedir ajuda, escrevendo no jornal americano “The Washington Post” e na revista francesa “La Règle du jeu” (“A regra do jogo”, em tradução livre), fundada pelo escritor Bernard Henri-Lévy.

Fonte: G1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso
Relacionado

Receita Federal cruza dados do Pix para cercar contribuinte no IR

Ofensiva tributária foi prevista por Nikolas Ferreira em janeiro...

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ele passou por bateria de exames para verificar suspeita...

Trump cogita ataque terrestre na Venezuela e autoriza ações secretas da CIA contra regime de Maduro

Autorização amplia ofensiva de Washington contra o regime chavista...
Sair da versão mobile